benefícios da cenoura
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benefícios da cenoura

Vai bem em bolos, sucos, saladas, cozidos e tortas. A cenoura é um ingrediente pra lá de delicioso e rico em ferro e cálcio. Isso posto, já ouviu falar que o vegetal é muitíssimo nutritivo? Quem te disse isso não mentiu. Isso porque ela é repleta de vitaminas do complexo B, vitaminas A,C,E e K. Além disso, é recheada de fibras e potássio. Outro ponto importante, é que a cor da cenoura não é à toa. Isso porque esse laranja cheio de vida, é consequência de um antioxidante essencial, o betacaroteno. Diante disso, são muitos os benefícios da cenoura. Confira alguns abaixo:  

Benefícios da cenoura
Fortalece a imunidade

Isso porque contém vitamina C, essencial para o nosso sitema imune. Além disso, por conter vitamina A, a cenoura ajuda a proteger as membranas mucosas, que atuam como barreiras para manter os germes fora do corpo.

É boa para a visão
Apenas uma cenoura grande pode fornecer mais de 200% da meta diária de vitamina A. Contudo, a deficiência desse importante nutriente pode levar a uma condição chamada xeroftalmia, que prejudica a visão normal e resulta em cegueira noturna.

Da mesma forma, os antioxidantes luteína e zeaxantina encontrados no vegetal também aumentam a saúde dos olhos. Assim, os dois compostos naturais protegem a retina e a lente.

Além disso, uma pesquisa publicada no American Journal of Oftalmology descobriu que as mulheres que comiam mais de duas porções de cenouras por semana tinham um risco 64% menor de desenvolver glaucoma, comparadas às mulheres que comiam menos de uma porção.


Um dos benefícios da cenoura é que ela ajuda a controlar o peso
Além das fibras fornecidas, as cenouras são repletas de água (uma cenoura é, na verdade, 88% de água.) Ademais, a raiz é pouco calórica – uma xícara picada contém apenas 52 calorias. 

Equilibra o nível açúcar no sangue

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Esse é um dos benefícios da cenoura. A fibra solúvel presente em sua composição ajuda a regular os níveis de açúcar e insulina no sangue. Dessa maneira, a cenoura crua ou levemente cozida também tem baixo índice glicêmico, o que as ajuda a fornecer um suprimento constante de energia ao organismo. 

Regula a pressão arterial

Isso porque ela é rica em potássio, que desempenha um papel fundamental na regulação da pressão arterial. Além disso, este mineral equilibra os níveis de sódio e ajuda a remover o excesso de sódio e fluidos do corpo, o que tira a pressão do coração. 

Ajuda a reduzir o risco de câncer

A cenoura possui antioxidantes que reduzem o risco de surgir vários tipos de câncer, incluindo pulmão, colo-retal, próstata e leucemia. Com isso, um estudo no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que as pessoas com uma alta ingestão de um tipo chamado antioxidantes carotenoides tinham um risco 21% menor de câncer de pulmão.

Reduz o risco de doenças cardíacas

Uma pesquisa feita na Holanda analisou em que medida grupos de cores de frutas e vegetais contribuem para a proteção do coração. Assim, os estudiosos descobriram que cada aumento de 25 gramas por dia na ingestão de alimentos de coloração laranja estava inversamente associado a doenças cardíacas. Porém, associa-se a cenoura, em particular, a um risco 32% menor de doença cardíaca.

Receita de suco funcional de cenoura
Ingredientes
2 cenouras pequenas
1 beterraba média
2 maçãs grandes
1 pedaço pequeno de gengibre (opcional)
400 ml de água gelada
Modo de preparo
Descasque e corte em pedaços todos os ingredientes. Coloque tudo no liquidificador com 400 ml de água gelada e bata até ficar homogêneo. Em seguida, coloque uma peneira sobre uma tigela grande e despeje a bebida. Feito isso, use uma colher para pressionar a polpa para baixo para sair o máximo de suco. Beba imediatamente. 

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