Como manter uma alimentação saudável nas viagens

Você é do tipo que esquece a alimentação saudável durante no fim do ano e nas viagens? Fique tranquila, você não está sozinha. Porém, é importante destacar que uma dieta saudável significa uma saúde impecável.

Além de ajudar a manter o peso da balança, quando a alimentação saudável é associada com a prática de atividade física, ela também diminui o estresse e previne doenças. Por isso, é tão importante mantê-la no dia a dia, mesmo que seja na férias.

É claro que uma viagem nos faz sair da rotina. Sendo assim, pular refeições e consumir alimentos menos nutritivos são coisas que podem ser evitadas com um pouco de planejamento.

Por isso, trouxemos esse guia que vai te explicar melhor a importância de manter uma alimentação saudável e como fazer isso de forma simples e prática durante as viagem.

Quais alimentos que compõem uma alimentação saudável?

Essa é a pergunta mais feita no Google quando o assunto é alimentação saudável.

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que para se alimentar de uma forma saudável é necessário combinar uma série de nutrientes. Ao todo, no grupo alimentar, existem cinco grupos de alimentos: os que são ricos em proteína, vegetais, frutas, grãos e laticínios.

Cada um desses grupos auxilia nosso corpo de uma forma. Portanto, saber como combiná-los potencializa ainda mais os resultados esperados. Sendo, assim, confira quais alimentos fazem parte de cada grupo:

  • Ricos em proteína: ovos, carne, feijão, aves, nozes, frutos do mar e produtos de derivados da soja
  • Vegetais: aqui vale os vegetais nos formatos frescos, congelados, enlatados, secos, suco ou cozido
  • Frutas: enlatada, fresca, enlatada ou congelada
  • Grãos: fubá, trigo, cevada, arroz
  • Laticínio: leite (mesmo os sem lactose ou de soja), iogurte e queijo

De acordo com a MyPlate, que é um guia nutricional americano, a recomendação é combinar pelo menos dois grupos alimentares em cada refeição.

Como manter uma alimentação saudável mesmo estando com pressa?

 

Se você é do tipo que está sai sempre correndo de casa pela manhã e acaba ficando sem o café da manhã ou até o almoço, saiba que muitos fazem o mesmo.

Para driblas esse cenário, separamos as seguintes dicas:

 

  1. Planeje suas refeições: use o período da noite para preparar as refeições no dia seguinte. Uma opção rápida de fazer e nutritiva é o pudim de chia com aveia. Além disso, já coloque-os em um pote e em um local visível para não esquecer ao sair de casa
  2. Compre barrinhas proteicas: você também pode fazê-las. Elas são excelentes fontes de energia e são práticas para comer no carro.
  3. Smoothie: essa bebida gelada caiu no gosto dos brasileiros. Por isso, basta fazer um pote com os ingredientes e fazê-la antes de sair de casa.

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